quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Problemas de Relacionamento - A disputa pelo poder


Quando falamos de amor, falamos necessariamente sobre relacionamento, seja ele romântico, familiar, fictício ou inexistente ( falar da inexistência de algo é, da mesma forma, falar sobre algo). e com relação a relacionamentos humanos "sempre" haverão pequenos conflitos. A medida em que forem me chegando solicitações acerca de determinados problemas de relacionamento eu posto a resposta por aqui, mas enquanto não houverem, eu vou explanando minhas concepções sobre alguns aqui.

Me lembro de ter construído, ou ao menos ter começado a construir um pensamento acerca da disputa pelo poder dentro do relacionamento a partir da leitura de um livro chamado "A Profecia Celestina", uma obra ficcional porem cheia de algumas verdades.

Todo conflito se baseia em ao menos dois focos, e cada um deles com suas defesas e ataques.

Para se entender melhor esse conceito precisamos de um exemplo, na verdade trarei dois.

relacionamento familiar: apesar de extensa convivência, cada um recebe e processa informações de forma única, criando assim cada qual sua personalidade. é comum que na convivência familiar, cada um defenda a sua forma de viver cada momento apesar de alguns conceitos serem muito parecidos. o ser humano tem uma necessidade imensa de deixar claro como as coisas devem ser segundo seu raciocínio, apesar de nem sempre se impor. Assim nascem as famosas guerras pelo controle remoto da televisão, pelo horário de usar o banheiro ou tempo de banho, a guerra pelo computador e etc... esse exemplo se confirma ainda no segundo exemplo, relacionamentos amorosos de cunho romântico.

Se dentro de uma convivência familiar algumas peculiaridades tornam se escandalosas, não é difícil imaginar o que ocorre quando convivemos com pessoas recém conhecidas. não são raras as disputas por quem decide onde será o passeio, se saem ou não no final de semana, quem ama mais, quem se entrega mais, fora implicâncias com os pequenos defeitos de cada um ( falar alto, mascar enquanto come, não torcer para o Corinthians, ter TPM 32 dias por mês e etc).

e como se explica tudo isso? Simples, gostamos de dominar as situações, pois isso nos coloca numa zona de conforto, alias, a maior procura do ser humano na terra não é felicidade, nem dinheiro, É UTERO, aquele conforto e paz que nunca mais teremos... por isso temos essa mania de tentar controlar o ambiente e as pessoas do ambiente, é uma busca incontrolável por tornar o mundo menos desconfortável. Exemplo disso ocorre quando debatemos um assunto qualquer, para o qual nem damos tanta importância. quando perdemos o debate, a sensação de insegurança e desestabilidade são surreais, muito mais quando perdemos uma disputa com alguém que amamos.

tenho certeza que alguns vão pensar, " eu sou tranquilo, não me imponho tanto... a verdade é que cada um se impõe da forma que acha mais convincente, seja sendo passivo demais, seja sendo agressivo, intenso, sincero, mentiroso, frio, indeciso, sedutor, intempestivo, todos impomos a forma como nosso mundo supostamente poderia ser para nosso conforto.

a boa noticia é que da pra se superar isso, apenas se utilizando da má noticia... a ma noticia é que essa disputa toda é inútil, o se humano é eternamente insatisfeito. e como utilizar isso em seu favor?

quando sabemos que a disputa existe podemos controlar ela de forma a trazer menos conflito. algumas disputas são necessárias, apesar de que alonga-las para alem dos limites do status de conversa amigável nunca é necessário. outras disputas são perda de tempo, e acabam por piorar uma situação ao invés de melhorar, e acabam por aumentar o desconforto. enfim:

lembre se que a mesma disputa que ocorre pelo controle remoto também gerou grandes guerras entre países, a diferença é que quem ama cuida, respeita, e faz alguns pequenos sacrifícios pela manutenção da paz já que a presença do outro é meio que "necessária". (Miesterludi)



Um comentário:

  1. Douglas vc fala coisas que são bem verdades msm! Ei vc não pensou na idéia de escrever um livro e públicá-lo?? vc tem talento e eu jah te disse isso...pensa bem no assunto. Eu apoio essa idéia!o// bjs Parabéns pelo blog!=)

    ResponderExcluir